Olhos grudados na tela
Como a dependência tecnologia está afetando nossa visão
Segundo estudos feitos no Reino Unido pelo oftalmologista David Allamby, o número de pessoas com miopia aumentou 35% desde o lançamento dos smartphones em 1997. Ele acredita que este número vai aumentar em 50% nos próximos 10 anos, sendo que os britânicos ficam em média 2 horas por dia em frente à tela do celular. Allamby também verificou que o caso de pessoas mais velhas que desenvolvem esta deficiência visual está aumentando cada vez mais, o que representa um risco maior para estas pessoas, pois alguém com miopia têm chances maiores de sofrer um deslocamento da retina ou desenvolver glaucoma.
O esforço que se faz para ver o conteúdo em um smartphone exige uma visão focada em um objeto próximo. Quanto mais tempo gasto vendo este conteúdo, maior o esforço, que pode levar a um processo conhecido como acomodação. É como se o olho entendesse que este foco próximo é a forma mais comum de vermos as coisas, fazendo com que ele adapte sua estrutura a esta realidade. Desta forma, o globo ocular se torna mais alongado, aperfeiçoando a visão para objetos mais próximos e afetando a nitidez de objetos mais distantes.
Um relatório da Milward Brown Adrecreation mostra que o brasileiro passa em média 7 horas e 40 min. do seu dia em frente a uma tela de algum eletrônico (celulares, tablets, televisores, etc). Deste tempo, são 2 horas e 30 min em frente ao smartphone.


Os mais jovens são os mais propensos a sofrer com este processo de acomodação, pois seus olhos ainda estão em formação. Por isso, os pais devem estabelecer limites quanto ao uso de smartphones e tablets por seus filhos, o que não é uma tarefa fácil nos dias de hoje.
Falamos muitos dos smartphones devido à popularização destes aparelhos e pela forma com que são segurados próximos ao rosto – entre 18 e 30 cm. No entanto, o uso de tablets e computadores por longos períodos também podem comprometer a visão. Além do esforço visual que mencionamos antes, estes eletrônicos emitem uma luz azul que pode comprometer a saúde de nossos olhos. Você pode saber mais a respeito assistindo o vídeo abaixo, que apresenta uma solução a este problema.
Você pode encontrar estas lentes em nossa óptica, assim como as Crizal Prevencia, que também filtram a luz azul-violeta. Mesmo que você não use lentes com grau, vale a pena procurar alguém da nossa equipe para conhecer mais a respeito desta proteção. Consulte também seu oftalmologista.
Fontes:
CERPO Oftamologia -
Jornal do Brasil -
Mail Online -
Berkeley Wellness -
Your Sight Matters.com -
PSafe Blog -