Olhos grudados na tela

 

Como a dependência tecnologia está afetando nossa visão

 

Segundo estudos feitos no Reino Unido pelo oftalmologista David Allamby, o número de pessoas com miopia aumentou 35% desde o lançamento dos smartphones em 1997. Ele acredita que este número vai aumentar em 50% nos próximos 10 anos, sendo que os britânicos ficam em média 2 horas por dia em frente à tela do celular. Allamby também verificou que o caso de pessoas mais velhas que desenvolvem esta deficiência visual está aumentando cada vez mais, o que representa um risco maior para estas pessoas, pois alguém com miopia têm chances maiores de sofrer um deslocamento da retina ou desenvolver glaucoma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O esforço que se faz para ver o conteúdo em um smartphone exige uma visão focada em um objeto próximo. Quanto mais tempo gasto vendo este conteúdo, maior o esforço, que pode levar a um processo conhecido como acomodação. É como se o olho entendesse que este foco próximo é a forma mais comum de vermos as coisas, fazendo com que ele adapte sua estrutura a esta realidade.  Desta forma, o globo ocular se torna mais alongado, aperfeiçoando a visão para objetos mais próximos e afetando a nitidez de objetos mais distantes.

 

Um relatório da Milward Brown Adrecreation mostra que o brasileiro passa em média 7 horas e 40 min. do seu dia em frente a uma tela de algum eletrônico (celulares, tablets, televisores, etc). Deste tempo, são 2 horas e 30 min em frente ao smartphone.

Os mais jovens são os mais propensos a sofrer com este processo de acomodação, pois seus olhos ainda estão em formação. Por isso, os pais devem estabelecer limites quanto ao uso de smartphones e tablets por seus filhos, o que não é uma tarefa fácil nos dias de hoje.

 

Falamos muitos dos smartphones devido à popularização destes aparelhos e pela forma com que são segurados próximos ao rosto – entre 18 e 30 cm. No entanto, o uso de tablets e computadores por longos períodos também podem comprometer a visão. Além do esforço visual que mencionamos antes, estes eletrônicos emitem uma luz azul que pode comprometer a saúde de nossos olhos. Você pode saber mais a respeito assistindo o vídeo abaixo, que apresenta uma solução a este problema.

Você pode encontrar estas lentes em nossa óptica, assim como as Crizal Prevencia, que também filtram a luz azul-violeta. Mesmo que você não use lentes com grau, vale a pena procurar alguém da nossa equipe para conhecer mais a respeito desta proteção. Consulte também seu oftalmologista.

 

 

Fontes:

CERPO Oftamologia - http://www.cerpo.com.br/dependencia-tecnologica-x-saude-visual/

Jornal do Brasil - http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2015/06/14/especialistas-alertam-sobre-o-risco-do-uso-abusivo-de-celulares-e-tablets-para-a-visao/

Mail Online - http://www.dailymail.co.uk/health/article-2394611/Have-got-screen-sightedness-Smartphones-causing-sight-problems-soar-warns-eye-surgeon.html

Berkeley Wellness - http://www.berkeleywellness.com/self-care/preventive-care/article/are-mobile-devices-ruining-our-eyes

Your Sight Matters.com - http://yoursightmatters.com/tiny-screens-can-cause-big-vision-problems/

PSafe Blog - http://www.psafe.com/blog/quanto-tempo-brasileiro-gasta-smartphone/

Entrega gratuita para todo o Brasil. Entre em contato conosco - WhatsApp: (61) 9.8641-4747

Audrey Brants Óptica - Dedicação absoluta à sua visão