Maus hábitos. Grandes consequências.

 

Oftamologistas apontam os 9 principais erros que as pessoas cometem e que podem trazer graves danos à visão.

 

1 - Dormir sem tirar as lentes de contato

 

A córnea precisa do oxigênio do ambiente. Durante o dia o contato com ar permite essa oxigenação, mas durante à noite esta tarefa fica a cargo dos vasos sanguíneos presentes na conjuntiva. Se uma pessoa não retira as lentes ao dormir, elas bloqueiam a passagem do oxigênio, ressacando os olhos. Isso acaba gerando o inchaço da córnea e o surgimento de microfissuras, que permitem a entrada de bactérias, poeira e outras substâncias prejudiciais, gerando infecções.

 

2 - Usar óculos de sol falsificados

 

O preço baixo destes produtos acaba custando caro a quem os compra, dado que eles não possuem o filtro de proteção adequado contra os raios ultravioleta. Ao colocar os óculos escuros, as pupilas se dilatam, se adaptando  às condições de luz. Quando as lentes não possuem o filtro de proteção, os raios ultravioleta penetram pelas pupilas dilatadas, deixando a pessoa ainda mais vulnerável aos efeitos nocivos destes raios.

 

3 - Não limpar as lentes de contato diariamente

 

Com o uso, as lentes acabam acumulando poeira e outras substâncias presentes no ar. Esta sujeira pode somar-se ao muco produzido pelos olhos e que também se depositam nas lentes, o que reforça a importância da limpeza diária. Do contrário, as lentes acabam por perder sua nitidez e ganhar mais aspereza, podendo machucar a córnea.

 

4 - Comprar óculos de leitura sem prescrição médica

 

É possível encontrar óculos de grau prontos para a compra em algumas óticas, o que, a princípio, pode parecer bastante prático. Contudo, estes óculos dificilmente irão resolver o problema de visão de quem os comprou, pois apresentam o mesmo grau para ambos os olhos. Ao usá-los, a pessoa terá de fazer um esforço com algum dos olhos - ou mesmo os dois - para poder enxergar corretamente, causando astenopia - cansaço ocular.

 

5 - Tomar banho com lentes de contato

 

Você observou nas dicas anteriores como o acúmulo de impurezas no ar nas lentes de contato pode prejudicar a visão. O mesmo vale para as impurezas presentes na água, que podem contaminar a lente e causar sérias infecções. Há uma ameba, em especial, presente na água que e capaz de causar danos irreversíveis aos olhos de quem não costuma tirar as lentes antes de entrar na piscina ou no chuveiro.

 

6 - Coçar os olhos

 

Quem nunca ouviu a mãe dizer quando era pequeno: "para de coçar esse olho!". Para os que possuem uma predisposição genética, coçar o olho com frequência pode causar a deformação progressiva da córnea, que pode levar a miopia e/ou astigmatismo. Essa doença é conhecida como ceratocone e é caracterizada pela curvatura da córnea, que assume um formato cônico. Ao longo do tempo, o hábito de coçar o olho pode gerar cicatrizes crônicas na córnea e a perda da visão.

 

7 - Compartilhar maquiagem

 

Tomar emprestado rímel ou lápis de olho pode trazer problemas se a saúde ocular de quem emprestou não está em dia. Se esta pessoa estiver com conjuntivite, é bem provável que as demais que utilizarem essa maquiagem também contraiam a doença.

 

8 - Usar colírios sem prescrição médica

 

Comprar um colírio qualquer ou reaproveitar um que você usou há muito tempo atrás pode ser muito prejudicial a sua visão. Colírios com corticoide, por exemplo, podem fazer com que a pressão ocular aumente, aumentando as chances de desenvolver um glaucoma futuramente. Por isso, só use colírios receitados por seu oftamologista.

 

9 - Contato das mãos sujas com os olhos

 

Este último erro é o mais óbvio, mas nunca é demais reforçá-lo. Mesmo porque é o hábito mais nocivo de todos os apresentados até agora. Você consegue pensar em quantas bactérias e sujeiras sua mão entra em contato diariamente? O contato com o celular que não é limpo há muito tempo ou o teclado do notebook empoeirado, por exemplo, podem trazer riscos. Portanto, procure lavar as mãos regularmente e as mantenha longe do seu globo ocular.

 

 

Fonte: adaptado de Mudança de Hábito. Reportagem do Correio Braziliense publicada em 05 de abril de 2015.

Entrega gratuita para todo o Brasil. Entre em contato conosco - WhatsApp: (61) 9.8641-4747

Audrey Brants Óptica - Dedicação absoluta à sua visão