Mexa-se: seus olhos agradecem
O impacto do exercício físico na saúde visual
Além de ajudar na perda/controle de peso, na elevação da autoestima e na prevenção de doenças, a prática de exercícios tem agora mais um benefício comprovado: ela faz bem à visão. Um estudo realizado pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, comprovou que a corrida é uma atividade que previne a degeneração macular, que é a principal causa de perda de visão entre os adultos de idade avançada. Entenda mais sobre os resultados deste estudo na figura abaixo (clique para ampliar).

Fonte:
A prática de atividades físicas já havia sido recomendada como prevenção contra a retinopatia diabética, caracterizada pela deterioração dos vasos sanguíneos da retina. Ela acomete portadores de diabetes tipo 1 e 2 e a sensação de visão embaçada é um dos sintomas iniciais. Em casos mais graves, pode ocorrer a perda parcial ou mesmo total da visão.
Portadores de glaucoma também podem colher os benefícios da atividade física, ao contrário do que alguns imaginam. Inicialmente pensava-se que o exercício físico aumentaria a pressão intraocular, mas um estudo da Universidade de Tessaloniki, na Grécia, comprovou exatamente o contrário. Os cientistas observaram que a prática de exercícios que não ofereçam resistência – corrida, caminhada, andar de bicicleta, entre outros – promoveu a redução da pressão intraocular. E quanto maior a duração da atividade, maior a redução desta pressão.
Contudo, os que sofrem com glaucoma devem evitar exercícios em que a cabeça fique abaixo do nível do coração, como ocorre em algumas posições do pilates e do yôga. Nestes casos, pode ocorrer o aumento da pressão intraocular. Exercícios simples como caminhar três vezes por semana podem trazer ótimos resultados.

Esperamos que todos estes benefícios sejam mais um incentivo para a prática de atividades físicas. Estabeleça uma rotina, trace suas metas e mexa-se.
Fontes:
R7 notícias -
The New York Times -
Saúde Visual -
Sentirbem -
VSP -